segunda-feira, 7 de abril de 2014

Nordeste puxa expansão da energia eólica

energia_eolica_m1A região Nordeste puxou o crescimento dos parques eólicos no Brasil e fechou janeiro deste ano com 1.461 MW em capacidade instalada, provenientes de 60 usinas. O número representa aumento de 25,3% em relação ao parque instalado em janeiro do ano passado. A geração média das plantas em operação na região em janeiro/14 foi de 597 MWmédios contra 429 MW médios no início de 2013.

O destaque ficou por conta do Estado do Ceará, que respondeu por 34% da geração em janeiro (246 MW médios). Os dados constam da segunda edição do Boletim das Usinas Eólicas, publicação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE que detalha mensalmente o desempenho das usinas a vento no país.

No país todo, a produção efetiva de energia dos parques eólicos em operação comercial em janeiro foi de 763 MW médios contra 612 MW médios no mesmo mês do ano passado - um salto de 25%.

A geração média no início do ano correspondeu a um fator de capacidade de 35%. Já na separação por Estado o destaque ficou por conta da produção na Bahia e no Ceará, onde os fatores de capacidade bateram 45% e 43%, respectivamente. Tais números colocam o Brasil em patamar superior ao dos países com maior potencial de geração eólica - apenas a título de comparação, os valores médios de fator de capacidade verificados para China, Estados Unidos e Espanha, por exemplo, foram 18%, 33% e 24% em 2012.

Fonte: Nominuto

Nenhum comentário: